• (64) 3621-4336 (Rio Verde)
    (64) 3636-7007 (Jataí)
    (64) 3661-5074 (Mineiros)
  • dept_atendimento@sethoresg.com.br

Anvisa aprova vacina da Janssen contra Covid

31-03-2021

 

 

Vacina da Janssen contra a Covid é aprovada para uso emergencial no Brasil pela Anvisa

Governo federal comprou 38 milhões de doses da vacina. Entregas estão previstas para começar no terceiro trimestre deste ano.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (31) o pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson.
 
A aprovação foi unânime: quatro diretores e o presidente da Anvisa foram favoráveis ao pedido. A vacina será importada: não há previsão de parceria para produção nacional do imunizante.
 

Em 8 tópicos, o que você precisa saber:

 

1 - Ministério da Saúde comprou 38 milhões de doses com entregas no 3º e no 4º trimestre;

2 - Cada dose vai custar US$ 10 ao governo federal;

3 - Entre os imunizantes aplicados no mundo, é o único aplicado em uma só dose;

4 - Eficácia foi de 66% contra casos moderados e graves; nível de proteção foi de 85% só contra casos graves;

5 - Já foi aprovada para uso emergencial pelos EUA e pela OMS; na União Europeia teve registro liberado de forma condicional;

6 - Imunizante foi testado no Brasil durante a fase de estudos clínicos;

7 - Pode ser mantida entre 2ºC e 8ºC em por até três meses;

8 - Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos informou que é eficaz contra a variante sul-africana.

 
O laboratório solicitou o pedido de uso emergencial em 24 de março. Antes, em janeiro e fevereiro, a agência reguladora concedeu os certificados de Boas Práticas de Fabricação ao imunizante.
No Brasil, duas vacinas já obtiveram o registro definitivo para aplicação na população: a da Pfizer e a da AstraZeneca/Oxford. A CoronaVac, em produção pelo Instituto Butantan, recebeu a autorização para uso emergencial.
 
""Temos que considerar que é mais uma vacina que se soma à disponibilidade brasileira, o que coloca o país em uma posição de destaque no mundo, entre aqueles que mais vacinas tem aprovadas em seu território", disse o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.
 
Em seu voto, Torres ressaltou que a análise de mais de 28 mil páginas do dossiê apresentado pela empresa mostra que a empresa "seguiu os tramites estabelecidos e apresentou a documentação necessária exigida no que diz respeito à segurança, eficácia e qualidade na vacina". O diretor da Anvisa ainda ressaltou que ter toda a documentação necessária possibilitou uma análise "célere" do pedido.